- Lançado em 1989 e ainda estando em produção até os dias atuais, o modelo se tornou bastante popular por sua simplicidade, confiabilidade e seu design simples e despretensioso, que não sofreu nenhuma alteração desde a sua introdução no mercado.
- O relógio originou uma série de modelos derivados da chamada Série F de relógios da Casio.
- Apesar da Casio já ter afirmado que o modelo "vende bastante" até os dias de hoje, a empresa não costuma divulgar amplamente os números de vendagem do relógio.Estima-se, contudo, que a produção anual do F-91W é de cerca de três milhões de unidades.
- Projetado pelo designer Ryusuke Moriai, a caixa do relógio mede 33,5mm por 38mm entre os encaixes das pulseiras e pesa 21 gramas.
- A caixa que abriga o visor do relógio é feita de plástico, possuindo uma tampa traseira feita de aço inoxidável com o número do módulo do fabricante, 593, estampado nela.
- Sua pulseira é feita de
resina, possuindo 18mm (0,71 pol) nas conexões com a caixa. O F-91W marcou o
primeiro trabalho de Moriai para a Casio.
Recursos
- O F-91W tem um cronômetro que conta até 1⁄100, com capacidade de contabilizar o tempo até cinquenta e nove minutos, cinquenta e nove segundos e noventa e nove centésimos de segundo (59:59.99). O relógio ainda dispõe das opções de um bipe de aviso de hora cheia e função de um único alarme diário com duração de 20 segundos. Possui um calendário automático, embora o relógio não dispunha de um sistema de diferenciação para ano bissextos por ele não gravar o ano, reservando-se apenas para a configuração do dia da semana, dia do mês e o mês; com isso, o mês de fevereiro é sempre contado com vinte e oito dias pelo relógio.
- O relógio possui uma luz de LED verde (que substituiu a cor âmbar em suas primeiras versões) localizada à esquerda do visor para iluminação noturna, garantindo uma iluminação de aproximadamente 40% do visor. Segundo a Casio, o modelo possui uma precisão de cerca de 30 segundos por mês.
- O relógio é alimentado por uma bateria de lítio CR2016 de 3 volts com duração média de sete anos, considerando o uso de vinte segundos de alarme e um segundo de uso da luz de LED por dia. No entanto, como esses recursos não costumam ser muito usados na prática, é bastante comum que a bateria dure até mesmo mais de dez anos.
Resistência
à água
- O relógio tem uma vedação de borracha entre o encosto do aço inox e a caixa, mas não possui vedações para os botões. Como os botões foram projetados para serem accionados à um leve toque dos dedos, a fim de facilitar a manipulação pelo usuário, a tensão superficial impede que a água entre, mas apenas até certo ponto da pressão da água.
- Apesar da frente do relógio conter a inscrição
"WATER RESIST", a Casio alerta que existem diversas variações de
pressão diferentes da água que o relógio pode suportar entre seus modelos da
Série F; para a versão preta (F91W-1), que é a mais popular, é de "30
metros/3 bar", cujo significado padrão da ISO é: "Adequado para uso
diário. Resistente a respingos/chuva. Não adequado para tomar banho, nadar,
mergulhar, e uso durante trabalhos relacionados com a água e pesca"
Durabilidade
- O relógio é conhecido por ser muito durável; as pessoas compram o relógio para usar em uma variedade de situações como atividades ao ar livre, trabalhos com mecânica, realização de serviços de construção ou como soldado militar. É comum que o corpo do relógio dure bem mais que a própria bateria.
- A caixa plástica do
relógio geralmente dura mais que as alças de resina, sendo possível a
realização da troca das pulseiras, que são vendidas quase sob o mesmo preço de
um relógio novo; no entanto, também é possível acoplar pulseiras de outros
materiais, como as pulseiras nato, dependendo da compatibilidade das
sobressalentes.
Código do produto: 1000105
0 Reviews:
Post Your Review